Pneu que pode andar até furado

Este tipo especial de pneu chama-se “run flat” que significa literalmente “corre murcho” e esse é o real significado desse tipo de pneu, já encontrado em alguns veículos. O run flat é um estilo de pneu desenhado para rodar mesmo depois de furar, sem causar danos na roda.

Mas como ele funciona? Diferentes dos pneus convencionais, que uma vez furados deixam o ar escapar fazendo com que a roda entre em contato com a posta, os run flats possuem paredes reforçadas. Mesmo furado, o pneu mantém uma altura da posta que impede o contato direto entre a roda e o solo.

Além dos reforços nos componentes, os pneus run flats são projetados para que fiquem presos à roda mesmo se estiverem com problemas. Assim se o seu pneu run flat furar, você ainda poderá rodar vários quilômetros sem se preocupar em trocá-lo imediatamente.

Tem alguma desvantagem? Ele é mais pesado do que o pneu convencional e por isso faz com que o veículo gaste mais combustível. Além disso, ele geralmente custa o dobro de um modelo comum. Os pneus run flats também não estão disponíveis para todos os tipo e tamanhos de rodas.

Só devem equipar automóveis que estejam preparados para recebê-los e, portanto, possuam um sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Por questões de segurança, quando furados, os run flats devem rodas por, no máximo 100 quilômetros e a uma velocidade média de até 80 km/h.

Super Interessante Também