Tecnologia Keyless: basta você ter a chave do carro no bolso

A tecnologia Keyless já não é nenhuma novidade, mas você sabe como ela funciona?

Hoje, para entrar no carro, você nem precisa tirar a chave do bolso. Antigamente esta tecnologia era restrita a modelos importados, como BMW, Mercedes-Benz e Audi, o keyless hoje já está disponível em modelos mais acessíveis como o Renault Fluence e Ford Focus, que já o trazem como equipamento de série.

A chave é identificada por um sensor de proximidade instalado na porta do veículo, que reconhece o código da chave por meio de onda de rádio, emitidas de um pequeno gerador. As portas são destravadas no momento em que a maçaneta é puxada.

Já a partida, é dada por meio de um botão localizado no painel de instrumentos com as inscrições stop/start, como em um vídeo game. Para que o carro funcione é preciso que o chip com o código eletrônico instalado dentro do carro reconheça a chave transponder, que emitirá uma espécie de senha, também por radiofreqüência.

Mas nem tudo é um mar de rosas, pois esta chave vale ouro!

Se perder a chave, prepare o bolso. Em carros importados, como o Audi Q7, ela custa o valor superior a R$ 6.000,00. No Renault Fluence não sai por menos de R$ 1.800,00 e tem de vir de fábrica, pois nenhum chaveiro consegue copiá-la.

Outro ponto interessante, é que ao se afastar 1,5m do carro, ele tranca o carro automaticamente e além disso em caso de pane do sistema, há uma chave “de verdade” que vai acoplada ao sistema.

  Como é feita a blindagem de um carro?